"Momentos de Solidariedade" - 09'Junho





“ O projeto é, na expressão de Jean-Pierre Boutinet, uma figura emblemática da nossa modernidade. Ao contrário das sociedades tradicionais, o nosso tempo é caracterizado pelas “culturas de antecipação” que, sob o impulso da evolução científica e tecnológica, recorrem a figuras diversas (projectos, previsões, planificações) com o propósito de “explorar o futuro para domesticá-lo”. É neste sentido que Boutinet fala da forte influência que o futuro exerce sobre as nossas adaptações quotidianas.”​

 

Jean-Pierre Boutinet. (1996).​

 

            A elaboração de qualquer projeto pressupõe um processo que passa por três pontos: o ponto de partida, ou seja o que se pretende atingir com o mesmo; o ponto de chegada, ou seja o que se pretende modificar com; e por último, a previsão do processo de “construção”, em que delineamos como o colocar em prática.​
            Assim seguindo o primeiro ponto tem como objetivo o conhecimento e definição do local em que vamos executar o nosso projeto. Para o conseguirmos tivemos que recolher vários tipos de informação de tipo bibliográfico e webgráfico.
            Após feita toda a recolha e a organização da mesma, fizemos uma reflexão sobre a intervenção possível discutindo varias ideias.
            Por consequência disso e indo ao encontro do conceito de ASC decidimos realizar o nosso projecto de âmbito educativo no Centro Popular de Trabalhadores de S. Cristóvão.

             Momentos de solidariedade é um projecto educativo desenvolvido, no âmbito da disciplina de Projecto a nível do associativismo.
Seguindo a perspetiva de Jean-Pierre Boutinet no nosso projeto, pretendemos seguir a sua cultura de antecipação, de forma a conseguir um futuro “melhor”.

            Como grupo pretendemos transmitir uma mensagem de reacção à crise, onde a reciclagem e a solidariedade, são pontos fundamentais para a mudança de atitudes.

            É um projeto que se enquadra numa perspetiva educativa que através de um conjunto de actividades lúdicas que vão procurar fazer uma ligação entre a comunidade local e a Associação do Centro Popular de Trabalhadores de S.Cristovão, pretendendo transmitir uma mensagem há população de cooperação, entreajuda, partilha, respeito pelo ambiente, de modo a conseguir uma mudança de atitudes face aos tempos que se vivem nos dias atuais, proporcionando fundamentalmente momentos de reflexão.

           Assim pretendemos incentivar a comunidade a ter um maior espírito de união e solidariedade de maneira a que possamos tornar fácil o que pode ser difícil.

        Este projeto não esta apenas destinado para a comunidade do bairro, mas visa também contribuir para a promoção do Concelho de Portalegre e desenvolvimento do mesmo.

 

 

Destinatários: ​

 

- Comunidade do Bairro do Atalaião e seus visitantes.​

 

Objetivos:​

 

• Promover a solidariedade entre a comunidade;​
• Promover a socialização;
• Dinamizar a comunidade;
• Fomentar intergeracionalidade;
• Incentivo à reciclagem para uma mudança de atitudes;
• Estimular a criatividade da comunidade do bairro.